Anúncios

GLOSSÁRIO DA PENÉLOPE: Esmeralda

Gema brilhante, em vários tons de verde, é tida em grande consideração desde os tempos antigos pela sua beleza e valor. Seu nome deriva do grego “smaragdos”, que significa pedra verde. Outros historiadores afirmam que, provavelmente, a origem do nome seja persa ou hindu.

Símbolo da primavera, da renascença e da esperança, encoraja o interesse por viagens e a busca por conhecimento.

Os romanos acreditavam que a esmeralda denunciava a maldade e que perdia seu esplendor na presença da mentira e traição. No século III, a pedra preciosa era indicada para problemas de vista cansada. Esta teoria era tão prevalecente naquele tempo, que os joalheiros da época conservavam esmeraldas em suas mesas de trabalho de modo a poder, de tempos em tempos, olhar para elas para aliviar a fadiga dos olhos.

Na Grécia antiga era utilizada para revelar a fidelidade do ser amado e foi dedicada à deusa Afrodite, além de ser utilizada para facilitar o trabalho de parto das mulheres. Era a pedra favorita de Cleópatra, que a usava como enfeite, amuleto e antídoto em todas as suas conquistas amorosas e políticas.

     

No norte da África e na América do Sul, a esmeralda é considerada uma aliada contra doenças e é relacionada ao sucesso, intelecto, capacidade inventiva e habilidade na escrita. Para os místicos ela equilibra o coração, especialmente na relação paterna, melhora a meditação e suaviza temores escondidos dentro de nós.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: