Anúncios

Ícone de estilo aos 90 anos: Iris Apfel

Íris Apfel
Íris Apfel – ao 90 anos mais na moda do que nunca !

Você já ouviu falar em Iris Apfel?

Estava passeando pela web quando me deparei com esta jovem senhora, super colorida, extravagante e cheia de estilo. A minha curiosidade foi tanta que fui pesquisar quem era ela…

Iris é nova-iorquina, acabou de completar 90 anos esta semana (29/08), é uma badalada designer de interiores e referência no mundo da moda. Seu estilo é simplesmente único, transborda ousadia em suas combinações e subverte os tradicionais padrões de moda. Ela mistura alta-costura com achados fashions que ela garimpa em brechós, mercadinhos e lugares inusitados (ela já fazia isso muito antes de ser considerado fashion).

Iris Apfel
O Estilo ousado de Íris Apfel

Posou para a Vogue Itália, conquistou o premio “Ícone Global de Estilo”indicado pelo WSGN (o mais importante site de pesquisa de tendências do mundo), foi nomeada para a lista “Best International-Dressed Vanity Fair” musa de coleção do estilista Jason Wu (o preferido de Michele Obama) e homenageada com o livro “A Rare Bird of Fashion: The Irreverent Iris Apfel” (Thames & Hudson, 2007).


Seu olhar apurado é emoldurado por óculos redondos, coloridos e GIGANTES que se tornaram sua marca registrada.
Sua paixão pela moda nasceu ainda criança e foi influenciada por sua mãe que era dona de butique. Quando Iris tinha 4 anos, armou o maior fuzuê porque a fita de cabelo escolhida pela mãe não combinava com o seu vestido. Depois mudou. Hoje, seu conceito é outro:

“Odeio coisas que combinam”.

Ainda pequena, Íris era provocada pela mãe a procurar/remexer pechinchas pelas lojas. Esse olhar apurado para encontrar “achados” permaneceu com ela, é parte determinante da sua expressão visual.

“Minha mãe adorava acessórios e eu herdei isso. Ela sempre dizia: se você tiver um bom vestido preto e diversos acessórios, você pode ter 100 roupas diferentes. “

Estudou História da Arte na Universidade de Nova York e freqüentou a Escola de Arte na Universidade de Wisconsin. Na juventude trabalhou para Women’s Wear Daily.

Nos anos 50, ela e o marido Carl fundaram a Old World Weavers, uma empresa de tecidos de decoração que se tornou uma das mais prestigiadas do ramo. Teve como clientes Greta Garbo, Estée Lauder, MET e a Casa Branca.

Foi a partir dessa época que o casal começou a viajar por Europa, África, Oriente Médio e Ásia atrás de novos tecidos e materiais. Nesses trajetos foi colecionando acessórios lindos e com forte inspiração étnica:

“Sem acessórios eu estaria perdida. Eles têm o poder de mudar inteiramente um look”.

Assim, Íris resolveria revolucionar o seu guarda-roupa. Passou a combinar alta costura com peças baratinhas garimpadas nos quatro cantos do planeta virando uma referência do estilo hi-lo.

Em 2005 a designer ganhou uma exposição individual sobre seu guarda roupa no Metropolitan  Museum de NY. A mostra chamada “Rara Avis: Selections from Iris Apfel Collection” foi um sucesso absoluto !

Exposição Iris Apfel – Metropolitan Museum NY 2005

Mas se você acha que essa senhora simpática e está pensando em se aposentar, tome um folêgo porque ela nunca esteve tão ocupada. Palestras lotadas, lançamento em Setembro de uma coleção exclusiva de acessórios com a HSN, um documentário sobre sua vida e diversas entrevistas em jornais e revistas mundo afora, além de um Facebook bombado !!!

Mas apesar de tudo isso, Iris Apfel se diverte com o assédio dos fashionistas ao seu jeito “casual-chic-explosivo” e defende: “tudo é cinzento lá fora. Então você pode se divertir com o pouco que tem”.

“Sou uma Popstar geriátrica….

…De repente fiquei em alta, descolada e com uma legião de fãs”

Pelo jeito, Iris não para de crescer e aparecer. Energia ela tem de sobra !!!

oculos redondo vermelho

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: