Anúncios

Experimente arte com todos os sentidos neste final de semana!

Sexta-feira! Dia de nos organizarmos para mais um delicioso final de semana.

A dica da Penélope Estilosa de hoje vai fazer com que você experimente arte com todos os seus sentidos! Estamos falando do Instituto Inhotim em Minas Gerais.

O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Localizado em uma área verde de 100 hectares na cidade de Brumadinho (MG), a 60 quilômetros de Belo Horizonte, o lugar não é um museu, apesar de ser a arte o que move as suas engrenagens. Tampouco é só um jardim botânico, embora existam, entre suas alamedas e viveiros, mais de 4.500 plantas, árvores e flores provenientes de todo o mundo. E seria injusto dizer que o local é apenas uma junção das duas coisas. O Instituto Inhotim é um verdadeiro paraíso a céu aberto que vai mexer com todos os seus sentidos.

O instituto abriu suas portas para o público em 2004 e, desde então, já recebeu a visita de mais de 500 mil pessoas. Seu projeto paisagístico teve o toque de Roberto Burle Marx e, ao redor de suas trilhas e lagos, encontram-se uma das maiores coleções de palmeiras do mundo (cerca de 1500 espécies) e o maior acervo de aráceas do Hemisfério Sul (mais de 450 espécies), além de espaços que recriam os ambientes da floresta amazônica e da mata atlântica.

“Somos um espaço aonde as pessoas vêm ter experiências especiais, que ultrapassam o ato de admirar um quadro ou entrar em contato com a natureza”, diz o diretor da instituição, Júlio Pires. “Aqui o público ganha novas perspectivas artísticas, ambientais e de convivência, e aprende a ver arte de outra forma”.

Obra de Edgard de Souza, s/ título, 2000

Muitas das obras foram erguidas a partir o método site-specific, em que o trabalho do artista dialoga com o cenário que o cerca. E o resultado não poderia ser melhor: visitar o Inhotim tornou-se um passeio agradável para idosos, adultos e crianças, que, enquanto caminham dentro de edifícios de arquitetura arrojada ou interagem com construções espelhadas, também podem admirar um lago cheio de cisnes ou famílias de árvores com mais de 30 metros de altura.

Arte com paisagem

A integração entre arte e natureza está em todas as esquinas de Inhotim. Artistas de todo o mundo nos fazem experimentar sensações diferentes a cada detalhe, a cada reflexo, a cada novo passo. O acervo abriga 450 obras de artistas brasileiros e estrangeiros, com destaque para trabalhos de Cildo MeirelesTungaVik MunizHélio OiticicaErnesto Neto, Matthew Barney, Doug Aitken, Chris Burden, Yayoi Kusama, Paul McCarthy, Zhang Huan, Valeska Soares, Marcellvs e Rivane Neuenschwander. As exposições são sempre renovadas, e galerias são anualmente inauguradas.

Hélio Oiticica, Magic Square n. 5 -- De Luxe, 1978

Yayoi Kusama, Narcissus Garden, 2009

Chris Burden, Beam Drop Inhotim, 2008

O Instituto Inhotim também possui 17 galerias (algumas com 1.000 m²) que oferecem ao público temas extremamente instigantes e, por vezes, bem polêmicos. Na galeria Rio Branco, o artista espanhol Miguel Rio Branco mostra em vídeos e fotografias, com crueza chocante, a rotina dos miseráveis que vivem na região do Pelourinho, na cidade de Salvador (BA). Já a galeria Cosmococa reúne instalações desenvolvidas pelos brasileiros Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, onde o visitante pode assistir, entre colchões, redes e bexigas, a slides montados pelos dois artistas: as projeções mostram imagens de ícones pop como Marilyn Monroe cobertas com traços de cocaína, exibidas ao som da guitarra de Jimi Hendrix ou de uma sanfona de forró.

Galeria True Rouge

Galeria Adriana Varejão

Sem dúvida, experiências extra-sensoriais que vão surpreender e satisfazer toda sua família.

De 21 de agosto a 18 de setembro, o projeto Inhotim em Cena ganha força no Instituto e apresenta grandes nomes da música e dança brasileira. Lô Borges e Samuel Rosa, Uakti, Arnaldo Antunes e PianOrkestra são algumas das atrações confirmadas no evento. Acesse o site do Instituto Inhotim aqui e se informe.

As apresentações possuem entrada gratuita para visitantes do parque. O acesso ao Instituto custa R$ 20. Assista ao vídeo do evento e comece a programar sua visita ao mais interessante centro de arte contemporânea já existente em território nacional.

Vai lá: Rua B, 20, Inhotim, Brumadinho, MG – Tel.:  (31) 3227 0001
Horário de funcionamento: De terça à sexta das 9:30 às 16:30. Aos Sábados, Domingos e feriados das 9:30 às 17:30.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: