Anúncios

Alergia a Brincos e Bijuterias

Alergia-a-brincos-e-bijuteria penelope acessorios semijoias e bijuterias

Imagina uma mulher com “alma de Penélope Estilosa”, super vaidosa e que adora se enfeitar com acessórios, brincos, colares e pulseiras, porém sente coceira, ardência e vermelhidão só de colocar uma bijuteria.

Este tipo de alergia é também conhecida como “dermatite de contato” e é muito mais comum do que se imagina…

O problema geralmente é causado pelo NÍQUEL presente na bijuteria, e a única maneira de se livrar do incômodo é evitando o contato.

Quando a bijuteria entra em contato com a pele, o corpo identifica o níquel como um corpo estranho e começa a produzir anticorpos. Dessa forma, aparecem a vermelhidão e o inchaço no local, que se não receberem os devidos cuidados podem se transformar em feridas.

Cerca de 10% das mulheres têm alergia ao níquel e esse é um dos metais usados para compor a liga de ouro, principalmente de ouro branco, além de muitas bijuterias. Entre as mulheres que têm orelha furada 20% desenvolvem alergia ao níquel.

Nos anos 90, foram feitos estudos e testes com o níquel e deles surgiu a Nickel Directive, válida para toda a União Europeia. A diretriz regula o uso de níquel em jóias e permite o máximo de 5% de níquel nas ligas para o ouro amarelo, pois os testes comprovaram que alergias não se manifestavam nesses casos, já que a quantidade fica muito diluída.

Nos EUA o “Níquel-Free” também é uma realidade na produção de jóias e bijuterias, mas infelizmente no mercado brasileiro de acessórios isso ainda não acontece.

Uma das receitas populares para evitar alergia a brincos e bijuterias é passar uma camada de esmalte incolor (de preferência hipoalergênico) para formar uma película protetora no acessório antes de usá-lo.

Esse truque funciona, mas temporariamente, além de correr o risco do esmalte causar outro tipo de alergia.

Uma boa alternativa é usar versões anti-alérgicas: Bijuterias e Semi-jóias com banho de Ouro, Rodium, Prata, aço cirúrgico ou Jóia. Aqui na Penélope Acessórios você encontra várias opções de semijóias folheadas.

Se mesmo fazendo a substituição dos brincos e acessórios os desconfortos persistirem, peça para a dermatologista receitar alguma pomada anti-alérgica a base de anti-histamínico ou corticóides (mas Não se auto medique, hein!). Normalmente essas pomadas resolvem o problema, mas o importante é descobrir qual o produto te dá alergia para deixar de usá-lo.

Fontes:

http://www.adorojoias.com.br   by H.Stern

http://www.mulherfeliz.com.br

Anúncios

Comments

  1. Ótimas informações, parabéns!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: