Anúncios

Vamos Celebrar…

O Dia dos Mortos no México é uma data de grande celebração. Se isso pode parecer estranho para nós, no México, ao contrário, ninguém fica triste no Dia de Finados. Lá a morte é tão celebrada quanto a vida! Os mexicanos a encaram como parte de um ciclo natural. Não é o fim. Não existe medo, mas respeito. E a data é comemorada com muita festa…e muita alegria. Por isso os mexicanos brindam, comemoram e transformam todos os símbolos tradicionalmente associados com ela em motivo de riso, música, alegria e diversão, transformando essa data numa das mais animadas do ano!

“No Dia de los Muertos, as pessoas crêem que os mortos se encontram com os vivos no mesmo tempo e no mesmo espaço. Quando lembramos dos que se foram eles se fazem presente. Essa memória é transmitida por meio de tradições e costumes de geração para geração”, conta a chef mexicana Antonieta Pozas Lopes, do restaurante paulistano La Mexicana

caveira-mexicana-skull, dia dos mortos mexico, cultura mexicana, significado caveira, caveira mexicana, caveira amor eterno, caveira igualdade 13

Começando com a comida. De todas as iguarias que são preparadas especialmente para a ocasião, a mais apreciada são as Calaveritas, pequenos biscoitinhos em formato de caveiras sorridentes feitas de açúcar ou de chocolate, decoradas em homenagem aos amigos e parentes falecidos. Aliás, as caveiras estão por toda a parte, exibindo seus enormes sorrisos e enfeitados com desenhos lindos e cores super vibrantes.

Biscoitos Calaveritas

         Calaveritas: as mais tradicionais são as de açúcar, mas existem de chocolate ou amaranto. São em forma de caveiras e decoradas com muita cor (Fonte: agridulce.com.mx)

A caveira mexicana não é vista como um símbolo de morte de maneira pejorativa, mas é ligada à vida e coisas boas, aos entes queridos.

A alegria e irreverência, no entanto, não tiram o caráter religioso do Dia de Muertos. Os festejos começam a ser preparados desde o dia 31 de outubro, o que faz com que o período coincida com algumas datas tradicionais católicas como o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados.

E o Dia de Muertos é, sem dúvida, a maior celebração religiosa desse povo festeiro e é tão importante que a Unesco declarou-a como Patrimônio da Humanidade. Então vamos celebrar !!!

“Día de los Muertos” é comemorado com cardápio especial mexicano em SP

caveira-mexicana-skull, dia dos mortos mexico, cultura mexicana, significado caveira, caveira mexicana, caveira amor eterno, caveira igualdade (5)

Caveira e outros significados…

Em cada cultura a caveira tem um significado diferente, mas o fato é que a caveira nunca esteve tanto na moda como nos dias de hoje então porque não conhecer outros significados.

CAVEIRAS = AMOR ETERNO

E isso parte da seguinte história: os piratas quando saiam e deixavam as mulheres davam de presente um anel de caveira, como símbolo de amor eterno. Em algumas culturas a caveira tem a simbologia angelical

CAVEIRA = TRANSFORMAÇÃO,

novo ciclo simbolizando o tempo, a morte e o renascimento.

CAVEIRA = IGUALDADE

Mostra que todos somos iguais por dentro, não temos cor, sexo, classe social ou preferências. Depois da morte física todos somos iguais

Meninas esperam que tenham gostado! Não deixem de comentar.

Bjcas, Dani

Fontes, Imagens e Agradecimentos: colunistas.ig.com.br, blogs.band, wikipedia, chacomcupcakes, pelomundoblog, geekiss

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: